terça-feira, 6 de setembro de 2011

Fraudes eleitorais em municípios do Sul de Minas


Fraudes  eleitorais em municípios do Sul de Minas

Para prevenir as fraudes eleitorais, agora teremos 
    de colocar a digital também para que sejamos identificados
De acordo com o TRE-MG (Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais) foi realizada em 28 municípios mineiros, uma correição eleitoral (correição, ação de refazer para corrigir) dos quais, em 15 municípios mineiros, foram encontradas irregularidades nas últimas eleições, ou seja, aquela que elegeu prefeitos e vereadores. Por intermédio de uma pesquisa por amostragem das últimas eleições nos sete municípios do Sul de Minas foram constatados irregularidades, por exemplo, o número de eleitores acima de 10% da amostragem.

Os números apontam irregularidades superiores a 15% nos municípios pesquisados. O trabalho de investigação apontou que muitos eleitores não tinham nenhum vínculo com o município em que estavam cadastrados e nem residência fixa, como exige a lei. O TRE constatou ainda que alguns eleitores que estavam com cadastro ativo já tinham até falecido.

Em São Tomé das Letras, o TRE pesquisou 173 eleitores. Desse total, 102 não tinham residência fixa ou vínculo com o município e três eleitores já haviam falecido. Problemas com 60% dos pesquisados. Em Ibitiúra de Minas, a pesquisa por amostragem apontou irregularidades em quase 40% dos eleitores pesquisados. Já em Serranos, foram 33% de todo o eleitorado. Em Carvalhópolis, o índice foi de 17%. Em Cordislândia, as irregularidades chegaram a 22%. Em São Bento Abade, quase 40% e em Conceição dos Ouros, foram apontados mais de 28% de eleitores irregulares.

Resultado, todos os eleitores destes municípios terão de fazer uma revisão eleitoral, tendo que provar moradia ou vínculo com o município onde votam.

As pessoas que não fizerem a revisão eleitoral poderão ter o título de eleitor cancelado. Os eleitores devem levar ao cartório eleitoral de sua cidade um comprovante de endereço, o título eleitoral e um documento de identidade. A Corregedoria Regional Eleitoral ainda não determinou uma data para o início das revisões.

 No caso de São Thomé das Letras e São Bento Abade, o cartório eleitoral é em Três Corações.

Fonte: EPTV

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é sempre bem-vinda!