sábado, 7 de abril de 2012

7 de Abril - Dia do Jornalista


Temos muito pouco a comemorar! Com a decisão enfadonha do STF - Superior Tribunal Federal - em 2009, que nos condenou a ver nossos diplomas jogados no lixo. E fora, os anos de estudo...




Como se para ser jornalista não fosse necessário o diploma de curso superior em Comunicação Social - Habilitação: jornalismo. Para quem não sabe, não existe pós graduação em Jornalismo! E, sim, Faculdades de Comunicação Social que têm as seguintes habilitações:


 - Jornalismo;


 -  Publicidade e Propaganda;


 -  Relações Públicas.


Isso se deu em 1979, quando o MEC - Ministério de Educação e Cultura - determinou que essas três profissões fariam parte da Comunicação Social e teriam quatro anos para a formação profissional tanto assim, que as faculdades foram obrigadas a adotar, as que não tinham essas três profissões distintas, mas com um elo entre si, todas as três dentro da Comunicação Social.


Profissões diferentes com registros no Ministério do Trabalho também diferentes, cada um na sua área, por exemplo, quando se é um jornalista diplomado, se tem de ir a uma delegacia Regional do Trabalho, levando o diploma e o histórico escolar para que o registro seja realizado na sua carteira de trabalho, o chamado MTB,  que dá ao portador do Diploma: o registro de Jornalista Profissional Diplomado.


O publicitário diplomado tem o DRT - que um registro também em carteira profissional realizado em uma delegacia do trabalho. O DRT é também conhecido como o registro profissional do ator. 


O Relações Públicas diplomado tem o registro no Conrerp que é a garantia de ser reconhecido como um profissional qualificado e apto a exercer a profissão. Outra vantagem é poder contar com a segurança de ter um órgão que proteja os direitos do profissional e zele pelo reconhecimento e fortalecimento da profissão.


"No Dia do Jornalista, a categoria reafirma seu compromisso com  a liberdade de expressão e pede o apoio da sociedade brasileira para a reconquista da regulamentação da profissão, com a aprovação das PECs - Projeto de Emenda Constitucional - que restituem a exigência do diploma de Jornalismo para o exercício profissional..." - Fenaj 


Assine em favor do Diploma de Jornalista para um Jornalismo de qualidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é sempre bem-vinda!