segunda-feira, 9 de abril de 2012


Mercado reduz a previsão de inflação para 2012 
SÃO PAULO - O mercado financeiro reduziu suas previsões para a inflação deste ano, mostrou o relatório Focus do Banco Central nesta segunda-feira. O mercado estima que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) fechará o ano em 5,06 por cento, antes 5,27 por cento no relatório da semana passada.


A meta oficial de inflação é de 4,5 por cento, com margem de tolerância de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.


As projeções de inflação para 2013 foram mantidas em 5,50 por cento. Para o IPCA em 12 meses, as projeções do relatório Focus apontam alta de 5,44 por cento, ante 5,40 por cento na semana passada.


No acumulado de 12 meses até março, o IPCA avançou 5,24 por cento, desacelerando em relação aos 5,85 por cento até fevereiro, segundo informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na última quinta-feira.


“O relatório Focus de hoje finalmente reagiu de forma clara às últimas evidências econômicas, em especial ao IPCA apresentado semana passada”, disse, em nota, o economista-chefe da Gradual Investimentos, André Perfeito.


SELIC
Os analistas mantiveram a previsão de que a taxa Selic, atualmente em 9,75 por cento ao ano, cairá para 9 por cento na reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central em 17 e 18 de abril.


O mercado prevê que a Selic terminará 2012 nesse nível e voltará a subir em março, abril, maio e junho de 2013, quando retornará ao patamar de dois dígitos, a 10 por cento.
Para o Produto Interno Bruto (PIB), as projeções do relatório Focus apontam uma expansão de 3,20 por cento neste ano e de 4,20 por cento em 2013, sem alterações em relação ao relatório da semana passada.


Perfeito, da Gradual, prevê que a taxa de expansão estimada para o PIB este ano será corrigida para baixo após a divulgação dos dados do primeiro trimestre, em 1º de junho. Ele estima que a economia cresceu 2,7 por cento nesse período, ante os primeiros três meses do ano passado.


O governo tem buscado estimular a atividade econômica, a fim de obter uma expansão na casa dos 4 por cento este ano.


Ao comentar, na última quinta-feira, o resultado do IPCA de março -alta de 0,21 por cento, a menor taxa desde julho de 2011- o ministro da Fazenda, Guido Mantega, comemorou o resultado e disse que o dado “abre a possibilidade de um crescimento maior (da economia) neste ano”.


A taxa de câmbio prevista no relatório Focus para o fim de 2012 é de 1,78 real por dólar, em mais uma ligeira elevação, ante 1,77 real por dólar na semana passada. Na quinta-feira, o dólar fechou a 1,8247 real para venda, em baixa de 0,19 por cento. (Por Hélio Barboza)


Fonte: Reuters 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é sempre bem-vinda!