quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Pense alguns instantes sobre o lugar onde mora...

Pense alguns instantes sobre o lugar onde mora. É silencioso? Barulhento? A intensidade do som é constante durante todo o dia? Ou o barulho se concentra em um período do dia (à tarde ou à noite, por exemplo)? O silêncio é muito importante para que nosso organismo faça a transição aos estágios de sono mais profundos e reparadores. 

"O silêncio é muito importante para que nosso organismo faça a transição aos estágios de sono mais profundos e reparadores." No estágio Não-REM - fase caracterizada por um sono leve - ainda é relativamente fácil acordar se formos perturbados por ruídos. Para chegarmos ao sono de ondas lentas, que é o período de regeneração do corpo, e, em seguida, ao estágio REM (sigla que, em inglês, significa Rapid Eye Movement - Movimento Rápido dos Olhos), que é o de regeneração da mente, precisamos de tranquilidade e silêncio. 


Nas grandes cidades é difícil encontrar locais verdadeiramente silenciosos, por isso falamos em níveis aceitáveis ou toleráveis de ruídos para a manutenção da saúde do aparelho auditivo, de modo geral, e do sono, que nos interessa aqui de modo particular. É importante lembrar que a poluição sonora pode gerar transtornos fisiológicos (como a perda progressiva da audição) e psicológicos (como irritação, cansaço, redução do rendimento do trabalho e problemas de relacionamento interpessoal). 

De modo geral, a medicina tradicional se preocupa com níveis de exposição a frequências  "O silêncio é muito importante para que nosso organismo faça a transição aos estágios de sono mais profundos e reparadores."



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é sempre bem-vinda!